Cor e saúde: Que tal incluir mais alimentos roxos na dieta?
Além de bonitos no prato, estes alimentos também possuem diversos nutrientes que são essenciais para uma boa dieta

Além de bonitos no prato, estes alimentos também possuem diversos nutrientes que são essenciais para uma boa dieta
Já é uma fala que virou um “jargão” para quem está na busca por uma alimentação mais saudável: “Quanto mais cor no prato, melhor”. E tem a sua verdade. Vários alimentos dão muita cor e sabor proporcionais a qualquer prato, além de contribuírem muito para a saúde, um belo (literalmente) exemplo são os de coloração roxa.
Com um vasto leque de benefícios, estes alimentos vão te ajudar desde a prevenção de doenças cardíacas até como poderosos antioxidantes. A médica nutróloga Marcella Garcez explica que a cor roxa de vegetais se dá principalmente pela presença de pigmentos como as antocianinas, pertencentes ao grupo dos flavonoides responsáveis por uma grande variedade de cores de frutas, flores e folhas que vão do vermelho vivo até o roxo azulado. “Outras responsáveis pela cor roxa de muitos vegetais são as betalaínas, alcaloides pigmentares, solúveis em água que substituem as antocianinas em várias espécies de plantas. O resveratrol é outro pigmento polifenol, presente em alguns frutos e vegetais de coloração arroxeada, que trazem benefícios à saúde de quem os consome regularmente”.
ALCACHOFRA: A alcachofra atua como um diurético natural, sendo um poderoso auxiliador no processo digestivo, além de melhorar a função da vesícula biliar, que também ajuda no processo digestivo.
REPOLHO ROXO: Rico em vitaminas como A, B6 e C, o repolho apresenta função antioxidante no organismo, que auxilia na diminuição do risco de doenças cardíacas.
BETERRABA: Esse alimento roxo possui uma substância antioxidante que evita o colesterol ruim, além de melhorar a imunidade.
BERINJELA: O cálcio, o fósforo e o ferro presentes nesse alimento contribuem para a coagulação do sangue. Também é rica em vitamina B5, que regula o sistema nervoso.
AÇAÍ; Por ser rico em vitamina C, vitamina E, ômega-9 e antocianinas, o açaí consegue melhorar o sistema imunológico, aumentando as células de defesa do corpo e melhorando o processo de cicatrização. Consegue proteger as células do corpo do dano causado pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Além disso exerce um papel interessante para controlar o peso e ajuda no emagrecimento. Por conter alto teor de fibras, ajuda a aumentar a saciedade no organismo.