Pesquisas indicam que o consumo médio de sal no país é de 12 gramas por dia, um valor considerado maior do que o dobro do recomendado (5g). O consumo excessivo de sal pode desencadear doenças e desequilíbrio no funcionamento do corpo.
Diante desse cenário, as estratégias para diminuir o consumo de sal crescem progressivamente, ao mesmo tempo que o mercado cria opções de temperos cada vez mais saudáveis e sustentáveis. Um item que está se tornando comum na rotina de pessoas que priorizam a qualidade nutricional no preparo de alimentos é a levedura nutricional. A levedura nutricional é obtida a partir do fungo Saccharomyces cerevisiae, que se desenvolve em um meio rico em carboidratos.
+++ Suco com apenas 2 ingredientes para TURBINAR a imunidade, longevidade e emagrecimento
+++ Quimioterapia: alimentação interfere – e muito – no tratamento
Levedura nutricional: sem glúten e rica em proteínas e nutrientes importantes para o corpo
Naturalmente sem glúten, é um alimento rico em proteínas, fibras, antioxidantes, minerais e vitaminas do complexo B. Romy Tokarski, farmacêutica e CEO da Naiak, explica que no processo de fermentação, a levedura produz naturalmente vitaminas do complexo B, zinco, cromo, ferro, magnésio, ácido fólico e biotina. Além de complementar e enriquecer a alimentação, ela ajuda na redução dos níveis de colesterol e glicemia no sangue e possui alto teor de fibras alimentares, o que auxilia na regulação e funcionamento do intestino.
Substitui o sal na cozinha
Além de tudo, a levedura nutricional é uma ótima alternativa para reduzir o consumo de sal na cozinha por possuir baixo teor de sódio. O alimento, que remete ao sabor do queijo parmesão, pode ser utilizado em molhos, arroz, macarrão, quiches e saladas.
COMO USAR
A nutricionista Pauline Previdelli explica que uma forma de enriquecer as preparações e garantir mais nutrientes na alimentação é combiná-la com especiarias naturais, como a cúrcuma, pimenta-preta e gengibre.
“Essa combinação de ingredientes reúne uma alta concentração de fito ativos importantes para o equilíbrio antioxidante corporal, e também agrega um sabor diferenciado para as receitas”, diz. Por ser saboroso, também é bem aceito pelo paladar infantil, o que facilita a introdução alimentar, além de enriquecer as preparações culinárias do dia a dia. Pauline ensina receita especial para inserir a levedura nutricional na cozinha de forma saudável, nutritiva e saborosa.
RECEITA DE REQUEIJÃO VEGANO
Requeijão vegano
Ingredientes:
1 xícara (chá) de bebida vegetal de aveia
½ xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
1 xícara (chá) de castanha de caju crua deixada de molho
1/3 xícara (chá) de levedura inativa em flocos sabor natural de queijo
2 colheres (sopa) de polvilho azedo
1 colher (chá) de sal Suco de 1 limão
Modo de preparo
Deixe as castanhas de molho por 8 horas. Descarte a água do molho e bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador até o creme ficar bem liso e homogêneo. Transfira para um pote de vidro com tampa hermética e mantenha sob refrigeração.