Moderna terá vacina para Ômicron em setembro
A nova versão da vacina da Moderna combina informações da cepa original da covid-19 e da sua variante Ômicron
A nova versão da vacina da Moderna combina informações da cepa original da covid-19 e da sua variante Ômicron
Uma vacina específica contra a variante Ômicron da covid-19 já tem uma previsão para ficar disponível. Trata-se do imunizante desenvolvido pela farmacêutica Moderna que, conforme estudos divulgados, apresentou resultados positivos já na fase 2/3, comparados com uma dose de reforça da vacina atual.
O novo imunizante desenvolvido pela Moderna é bivalente, pois combina funções da cepa original do coronavírus junto com a nova cepa Ômicron, dominante em diversas regiões do mundo. Conforme estudos, a nova versão que foca nessa variante mais transmissível apresentou uma eficácia oito vezes maior que a versão do imunizante que está sendo aplicada, no momento.
Além de não ter registrado de efeitos colaterais expressivos, o estudo com a nova vacina também observou uma eficácia mais potente contra outras variantes da doença, como a Delta e a Alfa. Os resultados foram comunicados pela farmacêutica, mas ainda não foram revisados por pares.
Já na metade do ano, a Moderna anunciou, nesta quarta-feira, 08, que espera a disponibilidade do novo imunizante ainda para setembro de 2022. Com isso, a farmacêutica já está, até mesmo, entrando em contato com órgãos reguladores de países como os Estados Unidos, por exemplo. Porém, vale lembrar que no Brasil nem mesmo a vacina atual da farmacêutica é aplicada.