De acordo com o consórcio de veículos de imprensa e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil registrou uma média móvel de óbitos por covid-19 abaixo de 700, neste domingo, 27. Conforme o consórcio, a média móvel de mortes pelo vírus apresenta uma queda desde o dia 13 de fevereiro.
Apesar de ainda estar com uma taxa alta, nos últimos sete dias essa média caiu para cerca de 690. Esse índice chegou a ficar abaixo de 100 nos primeiros dias do mês passado. O número de casos também apresenta uma tendência de queda. Conforme o Conass, a média móvel de diagnósticos da doença chegou a 79.985, número mais baixo desde 18 de janeiro.
+++ Fiocruz: 66 mil mortes por covid-19 podem ter sido evitadas com vacina e isolamento, no Rio
+++ Vacina francesa é 100% eficaz contra hospitalizações por covid-19
RITMO DE MÉDIA MÓVEL DE ÓBITOS POR COVID-19 PELOS ESTADOS BRASILEIROS
O consórcio de veículos de imprensa aponta que, enquanto o país está com uma queda de -22% na média móvel por três dias consecutivos, os estado de Alagoas e Goiás apresentam uma tendência de aceleração de mortes por covid-19. Em contrapartida, 16 estados apresentam um ritmo de queda, como São Paulo e Amazonas, enquanto o Distrito Federal mais oito estados estão estáveis.
Ainda, o consórcio aponta que o país ficou com a média móvel de mortes acima de 800 por 16 dias, e três dias acima de 700. Até o momento, o Brasil possui mais 28 milhões casos registrados pela doença e cerca de 649 mil mortes.