Há pouco tempo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) falou sobre as chances da pandemia de covid-19 ser controlada ainda neste ano de 2022. Mas, ao que parece, esse cenário corre um risco de ser desperdiçado, segundo a própria organização. A afirmação foi feita na última segunda-feira, 14, no Encontro de Ação Global contra o novo coronavírus.
Enquanto o índice de vacinação ideal para cada país seja de 70%, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou que ao menos 116 países correm o risco de não atingirem essa meta. “Precisamos urgentemente que os líderes políticos sejam incentivados a acelerar a distribuição de vacinas”, afirmou Tedros.
+++ Fiocruz: fake news estão atrapalhando cobertura vacinal de crianças
+++ Subvariante BA.2 pode ser mais grave que Ômicron, segundo estudo realizado no Japão
DIRETOR-GERAL DA OMS FAZ ALERTA PARA FALSA SENSAÇÃO DE QUE A PANDEMIA ACABOU
Algo que Tedros Ghebreyesus também destacou é de que os quadros leves da doença em países com altos índices de imunização pode estar gerando uma falsa sensação de que a pandemia acabou, e essa percepção é vista até mesmo em países onde a vacinação e a testagem são baixas.
Esse cenário é preocupante, conforme o diretor-geral, pois “cria as condições ideais para que surjam novas variantes do novo coronavírus”.