Casos de subvariante da Ômicron crescem no Brasil

Pesquisa constatou um crescimento da subvariante BA.2, da Ômicron, em apenas duas semanas

Subvariante da Ômicron tem crescimento no Brasil
Subvariante da Ômicron tem crescimento no Brasil – Freepik/freepik

A subvariante da Ômicron, BA.2, mostrou um avanço no Brasil, conforme dados da Dasa e DB Molecular. A pesquisa demonstrou que o comportamento da cepa está sendo semelhante a outros países. Ainda, dados apontam que o crescimento ocorreu em meio ao relaxamento das medidas protetivas contra a covid-19. Até o momento, 13 estados registram casos positivos da nova versão.

Publicidade

SUBVARIANTE AUMENTA NO BRASIL EM DUAS SEMANAS

6,2% para 11,7%: essa foi a taxa de crescimento dos casos positivos da subvariante Ômicron no Brasil em apenas duas semanas. Conforme a pesquisa, enquanto documento de 14 de abril por 69,3% dos diagnósticos do vírus, o período de 17 e 23 de abril teve 84,3% dos testes positivos para a BA.2.

+++ Variantes mais resistentes de covid-19 podem surgir nos próximos meses

+++ Vacina contra covid-19 em crianças não tem relação com mortes

Cerca de 70 mil testes foram analisados para a pesquisa, entre 01 de fevereiro e 23 de abril. Minas Gerais apresentou um crescimento de 6% para 14%, enquanto São Paulo foi marcado pelo aumento de 7% para 11%. Estudos já avaliaram que a subvariante BA.2 é mais transmissível que a BA.1.

Publicidade

Crianças de até 9 anos e adultos entre 20 e 29 anos não apresentaram uma alta significativa da infecção pelo vírus. No entanto, esse contexto foi diferente nos grupos de outras faixas etárias.