Pessoas que chegarem ao Brasil que não estiverem vacinadas poderão entrar no país sem a obrigatoriedade de ficar em quarentena. É o que diz a nova medida do governo federal, publicada na última sexta-feira, 01, no Diário Oficial da União. No dia 23 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a medida sanitária para não imunizados a partir do dia 01 de maio.
TESTE DE COVID-19 DEIXA DE SER OBRIGATÓRIO PARA VACINADOS QUE ENTRAREM NO BRASIL
Outra mudança também envolve os viajantes vacinados, que não precisam mais apresentar teste de covid-19 para entrarem no país. Essa medida também foi recomendada pela Anvisa, mas não nesse momento, pois ainda é preciso observar a duração da proteção dos imunizantes, além da “possibilidade da sazonalidade do surto, com impacto ainda longo e necessidade de adaptação”.
+++ SUS recebe primeiro medicamento para tratar covid-19
+++ Tratamento avançado contra câncer é aprovado pela Anvisa
O que ficou mantido nessa nova medida de flexibilização do governo federal foi a exigência do comprovante de vacinação e teste PCR negativo de ao menos 24 horas para os não vacinados. Conforme a Anvisa, as orientações do órgão podem ser revisadas em meio a uma mudança do cenário epidemiológico no país ou “diante da necessidade de adoção de medidas sanitárias em fronteiras para salvaguardar a saúde da população”.
O Brasil soma 660.269 mortes por covid-19. No domingo, 03, foram registrados 77 óbitos, em que a média de casos fatais ficou em 192 durante os últimos sete dias.