Publicidade
Pãozinho de mandioquinha com chia substitui o pão francês e é fácil de fazer – Pexels/ Mariana Kurnyk – Foto meramente ilustrativa

O pão é um alimento que não pode faltar na mesa do brasileiro. Ele vai bem no café da manhã, no churrasco e até com sopa. No entanto, apesar de ser muito versátil, a versão mais popular é pobre em nutrientes e fibras e muitas pessoas têm receio de consumi-lo. 

Publicidade

Mas você sabia que existem opções que além de saudáveis, são ricas em vitaminas, nutrientes e antioxidantes? O pãozinho de mandioquinha com chia é ideal para quem quer um quitute fit. 

“A mandioquinha é rica em vitaminas A, B, C, D e E, além de carboidratos complexos, que proporcionam maior saciedade. Já a chia tem altos níveis de Ômegas 3 e 6 e antioxidantes. Ambos alimentos fornecem benefícios essenciais para a manutenção da saúde”, revela a nutricionista Raquel Penha e Silva, da ON – Centro Integrado de Evolução Corporal.

Tem mais: o pão pode ser congelado depois de pronto. Basta você colocar em um pote de vidro e tampar bem. Quando for consumir, basta tirar do congelador um dia antes ou colocar por 5 minutos em potência baixa na fritadeira elétrica sem óleo.

+++ Receita de guacamole com chips integrais, para mexicano nenhum botar defeito

Publicidade

+++ Bateu a fome? Faça já esse bolo de caneca de chocolate rápido e fácil

Pãozinho de mandioquinha com chia substitui o pão francês

Pão de mandioquinha com chia

Tempo de preparo: 40 minutos 

Publicidade

Rendimento: 6 minipães

Ingredientes:

4 colheres de sopa de mandioquinha, cozida e amassada (purê)

Publicidade

4 colheres de sopa de polvilho doce

2 colheres de sopa do polvilho azedo

1 colher de sopa de azeite de oliva

Publicidade

1 colher de sopa de semente de chia

*sal, pimenta do reino e ervas a gosto (orégano, tomilho, alecrim)

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a mandioquinha, cubra com água e cozinhe por 20 minutos. Depois, escorra a água, amasse com o garfo até virar um purê e deixe esfriar.

Enquanto isso, em uma vasilha, misture o polvilho doce, o polvilho azedo, o azeite e a chia até desgrudar a massa. Caso a mistura continue grudenta, adicione mais uma colher de sopa de polvilho azedo.

Faça bolinhas com as mãos e coloque em uma forma untada, cerca de 2cm de distanciamento entre elas. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC. Deixe assar por 20 minutos ou até dourar – o tempo pode variar de acordo com o forno utilizado.


*Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON, centro integrado de evolução corporal (CRN3 23966) Graduada em Nutrição (2008), pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Qualidade de Alimentos, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES-SP), com atualização em Nutrição Clínica, pelo Instituto Racine.