Para começar: o que é Psyllium? É uma fibra solúvel em água, que forma um gel e ajuda a dar estrutura e volume para o pão. “Mas o melhor está em seus benefícios: baixo teor de carboidratos e uma excelente fonte de fibras, ou seja, minimiza os quadros de constipação intestinal, controla o apetite, aumenta a saciedade, ajuda na redução do colesterol total e do LDL, o mau colesterol”, explica a nutricionista Gisele Guido, da On – Centro de Evolução Corporal, que completa: “Vale lembrar que a alimentação fonte de fibras também deve estar associada a uma boa ingestão de água”.
É hora de colocar a mão na massa!
Pão low carb com psyllium
Rendimento: 6 porções
Validade: 5 dias em refrigeração
Tempo de preparo: 1 hora e 10 minutos
Ingredientes
4 ovos
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
2 xícaras de farinha de amêndoas (pode ser substituída por farinha de coco ou linhaça)
1/3 xícara de psyllium
1 colher de sopa de fermento em pó
1/3 xícara de óleo de coco sem sabor
1/2 xícara de água morna
Modo de preparo
Em uma tigela grande, bata os ovos com o sal e o queijo parmesão ralado, em seguida misture a farinha de amêndoas, o psyllium, o fermento e o óleo de coco. Adicione a água morna. Unte a assadeira com óleo de coco e transfira a massa.
Deixe assar cerca de 1 hora. Após esfriar retire da forma e sirva.
Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que, a partir de hoje, a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.
Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia a dia.
Gisele Guido, (CRN 3 49509), nutricionista da ON – Centro de Evolução Corporal
Graduada em Nutrição (2016) pela Universidade Paulista, pós-graduada em Nutrição Clínica Esportiva e especialista em Nutrição Clínica Aplicada à Estética. “Amo nutrir sonhos e objetivos, mostrar que a alimentação saudável e a nutrição podem ser leves, respeitando as individualidades de cada um e assim juntos atingimos um equilíbrio entre saúde, estética e longevidade”.