Testeira
  coluna-viva-nutricao   / Sem peso na consciência

Lasanha de abobrinha: mata a fome e tem poucas calorias; veja a receita

O legume cortado em fatias na vertical substitui a massa de farinha de trigo, uma forma rápida para elaborar pratos no dia a dia

Raquel Penha e Silva Publicado quinta 26 novembro, 2020

O legume cortado em fatias na vertical substitui a massa de farinha de trigo, uma forma rápida para elaborar pratos no dia a dia
Lasanha de abobrinha para matar a fome e ser feliz - Freepik

Quer fazer um prato rápido, gostoso com poucas calorias para o almoço ou a janta? Invista na abobrinha. O legume tem baixo índice glicêmico (baixo teor de açúcar), é pouco calórica (15 calorias para uma porção de 100 gramas) fonte em vitamina C, fósforo, potássio e fibras. “Sua ação antioxidante previne o envelhecimento precoce. Auxilia na saúde dos dentes e dos ossos, também traz saciedade e um melhor funcionamento intestinal”, conta a nutricionista Raquel Penha e Silva da On – Centro de Evolução Corporal. 

Confira a receita e faça já! 

Receita 
Lasanha de abobrinha 
Porções: 6 a 8 porções 
Tempo de preparo: 40 a 45 minutos 

Ingredientes
2 abobrinhas médias 
Sal a gosto
400 gramas de queijo meia-cura (pode ser canastra ou minas padrão)
Molho
½ cebola picada
Azeite? 
½ xícara de molho de tomate caseiro
200 gramas de cogumelos shimeji 
200 gramas de cogumelos paris 
Folhas de manjericão 
Sal e pimenta a gosto
100 gramas de queijo parmesão ralado grosso 

+++ Pão low carb com psyllium: sacia a fome e melhora o quadro de prisão de ventre; confira a receita

Modo de preparo
Corte as abobrinhas em fatias verticais. Coloque em um refratário com um pouco de sal. Deixe por 20 minutos. 

Molho
Refogue a cebola no azeite. Coloque os cogumelos shimeji e paris picados. Refogue mais um pouco e acrescente o molho de tomate caseiro, algumas folhas de manjericão, sal e pimenta. Cozinhe por cinco minutos, até apurar ou até que o molho fique mais grosso. É importante que o molho não fique aguado, e sim que ele seja denso. Depois de pronto, reserve.
Escorra a água da abobrinha. Coloque o legume em uma frigideira com um fio de azeite e grelhe. 

+++ Você é team: picolé de frutas com iogurte ou picolé de frutas com whey? Clica na sua receita preferida

Montagem
Em um refratário retangular coloque uma camada de abobrinha, depois uma de molho e a terceira de queijo. Repita até preencher o refratário. Finalize com queijo parmesão e folhas de manjericão. Asse por 20 minutos em um forno pré-aquecido a 180ºC. Sirva. 

+++ Sobremesa saudável e com chocolate? Experimente o espetinho gelado de frutas

Que tal?

Raquel Penha e Silva ensina receita de lasanha de abobrinha deliciosa


*Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON, centro integrado de evolução corporal (CRN3 23966) Graduada em Nutrição (2008), pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Qualidade de Alimentos, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES-SP), com atualização em Nutrição Clínica, pelo Instituto Racine. Atua em consultório há oito anos, atendendo tenistas, corredores e jogadoras do vôlei feminino, como Camila Mesquita, que joga pela equipe do Minas Tênis Clube, além de atletas do time do Bradesco. “Além dos esportistas, trabalho com homens, mulheres e crianças, praticantes de atividade física, que buscam mudanças no estilo de vida, melhora na composição corporal, e que querem fazer prevenção e tratamento doenças crônicas e metabólicas", comenta.
 

Último acesso: 19 Jan 2021 - 09:26:29 (932).