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Bolinho de chuva com farinha de trigo e banana que não é frito no óleo; vem ver

Massa fica fofinha e ainda pode ser congelada; vem ver a receita

Nutricionista Gyula Sampaio Publicado quinta 14 outubro, 2021

Massa fica fofinha e ainda pode ser congelada; vem ver a receita
Bolinho de chuva com farinha de trigo e banana que não é frito no óleo - FREEPIK

O bolinho de chuva é aquela iguaria cheia de memórias afetivas, que tem cara de final de semana, mas pode ser consumida qualquer dia. Apesar de delicioso, a sua versão original é frita. Mas se esse bolinho fez parte da sua infância e você não abre mão dele, que tal conferir uma versão mais saudável?

“Essa versão leva banana, excelente fonte de potássio e ferro. Mas você pode fazer sem, também fica uma delícia”, garante Gyula Sampaio, nutricionista da Clínica Mais Excelência Médica.

A receita, que vai bem no café da manhã ou no lanche da tarde, também pode ser congelada. “Basta colocar o bolinho pronto em um pote de vidro bem tampado no congelador por até um mês. Retirar 24 horas e deixar na geladeira, para descongelar. Ou aquecer direto no micro-ondas”, explica Gyula Sampaio, nutricionista da Clínica Mais.

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Bolinho de chuva com banana

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 10 bolinhos

Dificuldade: Fácil

Ingredientes

- 1 ovo

- 1 colher de sobremesa de açúcar demerara (pode substituir por açúcar mascavo, coco ou adoçantes naturais, como stevia ou xylitol)

- 1 banana picada

- 7 colheres de sopa de farinha de trigo

- 2 colheres de sopa de chia (ou de linhaça)

- 1 colher de sobremesa de fermento em pó

- canela em pó a gosto

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Modo de preparo

Em um recipiente bata o ovo, o açúcar e reserve. Amasse a banana e misture em uma vasilha, junto com a farinha e a chia. Em seguida junte todos os ingredientes, misturando bem. Adicione o fermento e bata até a massa ficar homogênea. Com o auxílio de uma colher de sopa, retire um pouco da massa e com a ajuda de outra colher, modele formando uma bolinha – se preferir, pode usar as mãos.

Em uma forma untada, ou forrada com papel manteiga, coloque as bolinhas com o espaçamento de pelo menos 1 cm. Leve ao airfryer por 15 minutos ou até ficarem douradas. O mesmo tempo para o forno, que precisa estar pré-aquecido a 180 graus.

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Depois de assado, polvilhe com canela em pó e sirva.


Gyula Sampaio (CRN 41076), nutricionista da Clínica Mais Excelência Médica @clinicamais e @gyulasampaionutricionista. Graduada em nutrição (2013), pela Universidade São Camilo e especializada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto de Nutrição Funcional VP e em Nutrição Esportiva, pela FAPES Saúde.

Último acesso: 29 Jan 2022 - 00:35:46 (3417).