Muitos não gostam de ricota. Realmente a iguaria, por ter um teor reduzido de gordura, apresenta um sabor mais neutro em relação aos outros queijos. No entanto, traz muito mais benefícios. “Tem uma baixa quantidade de sódio, que em excesso é prejudicial ao organismo, já que pode aumentar a pressão arterial. E ainda é uma ótima fonte de cálcio e de proteínas”, explica Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa.
Mas todo o sabor da receita vem com a adição do tomate seco e do gergelim, este é o responsável pela crocância. “Faz toda a diferença no final do preparo”, garante a especialista, que conta que o aperitivo é leve e de fácil digestão.
“Sem contar que é muito fácil de fazer, tanto que é possível colocar a criançada para modelar as bolinhas”, avalia.
Depois de provar essa receita, a ricota vai se transformar em seu queijo preferido. Faça já:
Bolinhas de Ricota com Tomate Seco
Rendimento: 12 a 15 bolinhas
Tempo de preparo: 1 hora
INGREDIENTES
Gergelim a gosto (para enrolar as bolinhas)
350 g de ricota
6 colheres sopa de azeite
7 tomates seco
Sal e pimenta do reino a gosto
MODO DE PREPARO
Coloque o gergelim em uma frigideira em fogo baixo e vá mexendo até ficar torrado. Reserve.
No multiprocessador (ou mixer) bata a ricota, o azeite e o tomate seco. Em seguida junte o sal e a pimenta. Bata novamente. A mistura precisa chegar ao “ponto de brigadeiro”, para você conseguir enrolar com as mãos. Depois é só passar no gergelim. Sirva.
Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa (Uberaba/MG) @drageisacosta @nutrimaiarasouza
Graduada em nutrição pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), especialista em Nutrição Esportiva pela UCAM (Universidade Cândido Mendes) e Mestre em Ciências da Saúde pela UFTM.