Nos últimos anos, ocorreu uma transformação significativa nos padrões de beleza masculina e na forma como os homens encaram a aparência física. Com o advento das redes sociais, os homens tornaram-se mais vaidosos e cada vez mais buscam procedimentos estéticos para melhorar sua autoestima, confiança e qualidade de vida.
“A crescente influência da mídia e das redes sociais também desempenha um papel na popularização da cirurgia plástica entre os homens. Com o aumento do foco na estética e no aspecto físico, muitos homens sentem uma pressão adicional para atender aos padrões de beleza modernos”, explica o cirurgião plástico Dr. Tácito Ferreira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
“É uma nova era da masculinidade, em que os procedimentos estéticos menos invasivos e a cirurgia plástica ganham grande destaque por proporcionar resultados estéticos transformadores. Mas os homens são bem claros quanto aos seus desejos: no rosto querem resultados sutis e que representem naturalidade, realçando a beleza, enquanto que nas cirurgias corporais eles prezam pela lipoaspiração de alta definição”, continua.
Masculinidade e autocuidado
O médico explica que, por décadas, os homens foram socialmente condicionados a reprimir qualquer preocupação com sua aparência física, temendo ser rotulados de “vaidosos” ou “efeminados”.
“No entanto, essa mentalidade está gradualmente cedendo lugar a uma abordagem mais aberta e inclusiva sobre beleza e cuidados pessoais. Os homens estão percebendo que não há problema em desejar melhorar a própria aparência e que autocuidado não é uma característica exclusiva das mulheres”, diz o cirurgião plástico.
Dessa forma, procedimentos faciais injetáveis, como toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno e preenchimento têm desempenhado um papel vital na desconstrução de estereótipos de gênero associados à beleza, segundo o médico. Eles querem obter resultado sem muito tempo de inatividade e, de preferência, sem ficar com “cara de procedimento”.
Os efeitos dos tratamentos estéticos masculinos
“Os tratamentos faciais injetáveis buscam uma melhora angulação e demarcação da mandíbula, para promover contornos bem definidos. A mentoplastia, cirurgia do queixo, também é muito procurada para valorizar a harmonia do rosto e o perfil”, diz o Dr. Tácito.
“No corpo, além da tradicional cirurgia de ginecomastia (condição que causa aumento das mamas em homens), mais homens estão optando por procedimentos como a abdominoplastia, lipoaspiração e principalmente a cirurgia do cinturão, que compreende a melhora do contorno corporal na região de abdômen e flancos. Os homens geralmente tem um maior acúmulo de gordura nessa região por questões hormonais”, diz o especialista.
Conforme o médico, ao corrigir características que antes causavam desconforto ou insegurança, muitos homens experimentam uma melhora em suas vidas pessoais e profissionais – e em muitos casos melhoram o estilo de vida para manter o resultado.
“Isso acontece principalmente nos casos de cirurgias corporais como a lipoaspiração de alta definição, que reduz gordura e melhora a definição dos músculos. Muitos homens adotam bons hábitos de vida, como dieta e exercícios físicos, prolongando os resultados”, explica o especialista.
Por fim, o médico lembra que procedimentos estéticos requerem cuidado. “O ideal é procurar um cirurgião plástico certificado para melhor avaliação e indicação do procedimento”, finaliza o Dr. Tácito.
FONTE: DR. TÁCITO FERREIRA: Cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Associação Médica Brasileira e da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (ANADEM). Formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tem especialização em lipoaspiração de alta definição (Body Sculping Definition Course) pela Instituição Body Countouring Academy & Faculdade de Medicina de Santos.