Por que é tão importante dormir bem? ‘Medicina do Sono’ explica

Na coluna Medicina do Estilo de Vida desta semana, Dr. Guilherme Corradi fala sobre a importância de dormir bem e como garantir uma boa noite de sono

Por que é tão importante dormir bem? 'Medicina do Sono' explica
Por que é tão importante dormir bem? ‘Medicina do Sono’ explica – Freepik / diana.grytsku

Você sabe para que serve o sono? Durante a noite o seu corpo faz o reparo dos tecidos, o crescimento muscular, a síntese de proteínas e regula o metabolismo, ou seja, faz todas as atividades regenerativas. É por isso que quem não dorme bem, tem tendência à diabetes, doenças cardiovasculares, problemas imunológicos e também à obesidade.

Publicidade

Antigamente, toda a ideia em torno da qualidade do sono era associada a quantidade de horas dormidas. Já hoje, especialistas garantem que a percepção dessa qualidade está diretamente relacionada a forma que você acorda.

+++ Como estimular e desenvolver a cognição dos filhos? Pyong Lee explica

Uma pessoa pode dormir seis horas e acordar com disposição e vitalidade. Já outra pode dormir oito ou até mais e acordar cansada. Portanto, não adianta ficar 12 horas deitado. É necessário ter um repouso pleno. Para um pernoite reparador, é preciso passar pelas cinco fases do sono, sendo que, apenas na quarta fase, o corpo começa a se regenerar e na quinta a memória é consolidada.

Por que é tão importante dormir bem? ‘Medicina do Sono’ explica

O sono é tão importante que existe a “Medicina do Sono”, especializada em tratar distúrbios como a apneia e a insônia. A primeira é caracterizada pelo aumento dos tecidos moles (como a amígdala), que acabam fechando parcial ou completamente as vias aéreas, causando ronco, pausa na respiração, dores de cabeça, mau-humor e fadiga.

Publicidade

+++ Percepção do tempo é alterada após pandemia; Pesquisadores explicam

A insônia é popularmente conhecida pela dificuldade em adormecer, porém, despertar precocemente ou sucessivas vezes durante a noite também se enquadram em insônia, é normal ter um sono inquieto quando se está passando por adversidades, exceto se durar mais de três meses. Nesse caso, procure ajuda médica.

O que pode ser feito para garantir uma boa noite de sono?

Existem algumas medidas que estimulam o corpo a produzir melatonina, o hormônio do sono. Criar um ritual na hora de deitar é uma boa dica. Se diariamente, no mesmo horário, você tomar um chá calmante seguido de um banho morno e ir para a cama, seu cérebro associará essas ações a hora de dormir.

Publicidade

Evite estímulos como a televisão, o computador e o celular por pelo menos uma hora antes de adormecer. Alguns celulares, inclusive, vem com a função “Hora de dormir” em que as notificações são mutadas e a tela fica preta e branca pelo tempo estipulado.

+++ Como o tantra pode tratar impotência sexual? Especialista explica

Por fim, o exercício físico é um grande aliado na qualidade do sono, já que, ao gastar mais energia durante o dia, o organismo ansiava pela recuperação durante a noite. Tudo o que precisa ser feito é oferecer um ambiente propício, como um quarto escuro e fresco, uma cama confortável, travesseiro apropriado e silêncio.

Publicidade

*Sobre Dr. Guilherme Corradi: Praticante, prescritor e influenciador de um estilo de vida saudável, eu sou Guilherme Corradi, médico há 15 anos e especialista em Medicina do Esporte com pós-graduação em dermatologia, tricologia, nutrologia e medicina do estilo de vida. Foi exercendo a medicina que encontrei a verdadeira paixão em potencializar a saúde, prevenir e reverter doenças. Sou o único médico brasileiro membro da ELMO – European Lifestyle Medicine Organization.