Publicidade

Três exercícios e uma bola de pilates! Veja dicas de movimentos para serem realizados durante a gestação

Com aval médico, exercícios simples e leves são capazes de trazer resultados positivos para a saúde gestacional

Exercícios de pilates para gestantes – Pexels/Yan Krukov

Foi por volta de 1900 que o alemão Joseph Hubertus Pilates (1883-1967) criou a prática derivada de seu nome: o pilates. Essa é uma técnica que vem se tornando uma tendência no Brasil e ao redor do mundo, oferecendo resultados benéficos tanto para o corpo quanto para a mente. E sua realização pode ser feita por uma diversidade de públicos, que engloba até mesmo idosos e gestantes.

Publicidade

Para as futuras mamães, é claro que o repouso e não fazer esforços são algumas das recomendações que devem ser seguidas. Mas com o aval médico e acompanhamento, é possível realizar atividades leves, prazerosas e que trazem muitos resultados positivos para a saúde gestacional.

Pesquisadores canadenses criaram um relatório sobre atividades físicas para gestantes, no qual alguns efeitos destacados são: aumento de chances de parto normal, auxílio na redução da incontinência urinária e redução de 39% das chances do bebê nascer com o tamanho acima do ideal.

+++ Três movimentos para relaxar os ombros. Confira uma sequência da yoga que alivia a tensão na região

+++ Dores nas costas? Professor indica 2 posições de yoga para aliviar o incômodo   
   
Voltando ao pilates, uma ferramenta que pode fazer parte da vida da gestante, caso o seu médico aprove, é a bola de pilates. A professora que virou um fenômeno na internet, Pri Leite Yoga, indica em vídeo do seu canal do YouTube alguns exercícios do gênero para as gravidinhas de plantão. “Esses exercícios te ajudam a alongar durante a gravidez, e também durante o parto. Então quando você estiver em trabalho de parto, independente de ser no hospital ou em casa, ter a bola com você pode ajudar bastante”. 

Publicidade

Veja três exercícios sentados na bola de pilates para realizar na gravidez:

POSTURA

Para esse exercício, é preciso realizar uma sequência muito importante: sente-se na bola de pilates, separe as pernas, deixe os pés tocando no chão e com os quadris acima dos joelhos. A professora Pri Leite recomenda que a gestante faça uso dessa bola até mesmo na hora de trabalhar, evitando se inclinar para trás ou para frente. “Isso ajuda a posicionar o bebê, para ele se mexer e encontrar uma posição bacana, e ajuda também na sua respiração”

Publicidade

MOVIMENTAÇÃO DOS QUADRIS

Com a postura orientada acima, nesse exercício você pode movimentar os quadris de um lado para o outro. “Esse movimento é como se estivesse imitando quando caminhamos, e caminhar é maravilhoso para os quadris. Isso ajuda a colocar o bebê para dormir”. A professora recomenda fazer essa prática por alguns minutos todos os dias.

CÍRCULOS COM OS QUADRIS

Publicidade

Em seguida, o que você pode fazer são movimentos de círculos com os quadris. “É que você faça o círculo para a direita, e não esquece de fazer o círculo para a esquerda. Ou seja, você está sempre procurando equilibrar”. Pri Leite destaca que esse exercício também pode ser feito durante o trabalho de parto, pois serve como um auxílio para trazer o bebê para a parte de baixo. 

Confira mais no vídeo “5 exercícios fáceis para gestantes com a bola de pilates | 10Min – Pri Leite”, no canal da professora:

Publicidade