Faz tempo que as famosas dores nas costas não se resumem a pessoas com uma idade avançada.
Cada vez mais, e mais cedo, as dores nas costas afetam as pessoas, seja pela cansativa rotina de trabalho, a má postura ou até uma relaçao com o sedentarismo.
Mas saiba que esses incômodos têm solução! Sejam técnicas muito avançadas, outras milenares e, nos casos mais acentuados, uso de remédios ou até uma intervenção cirúrgica, mas nestes dois últimos casos, só um especialista pode recomendar.
Porém, alguns tratamentos que não precisam de uma prescrição médica e tem vários estudos que comprovam a eficiência dessas técnicas, além de causarem bem-estar.
ACUPUNTURA
A terapia milenar chinesa envolve duas abordagens: a tradicional, feita com agulhas ou calor (moxabustão), ou a eletroacupuntura, que utiliza estimulação elétrica para atingir camadas mais profundas.
“A acupuntura pode ser associada à fisioterapia, e ajuda a reduzir o consumo de medicamentos para dor”, garante o médico acupunturista Liaw Chao. A terapia hoje já é coberta por diversos planos de saúde e também está disponível para pacientes no SUS.
TERAPIA COMPORTAMENTAL
Um estudo publicado no Jama, a revista da Associação Médica Americana, mostrou que a meditação de atenção plena (mindfulness) com foco na redução do estresse, bem como a terapia cognitivo comportamental (TCC) podem ser tão eficazes para aliviar as dores na coluna quanto as abordagens tradicionais.
O trabalho incluiu 342 pacientes de 20 a 70 anos com lombalgia crônica, que foram atendidos em sessões semanais de duas horas ao longo de oito semanas. No entanto, segundo a revisão de estudos sobre dores lombares publicada este ano na revista The Lancet, essas terapias podem trazer benefícios a longo prazo apenas quando associadas a exercícios e à educação postural.
MASSAGEM ANTIESTRESSE
Existe uma variedade grande de técnicas de massagem, que envolvem a pressão sobre os músculos e tecidos moles do corpo, com o objetivo de aliviar tensões. Em geral, os massoterapeutas utilizam as mãos, mas também podem usar outras partes do corpo, bem como pedras quentes ou outros objetos. A manipulação pode ser especialmente útil para as dores provocadas por estresse, ansiedade ou longos períodos na mesma posição.
Uma revisão de estudos, realizada por pesquisadores do Instituto para o Trabalho & Saúde, no Canadá, concluiu que massagens são benéficas para pacientes com dor lombar inespecífica e crônica, especialmente quando combinada com exercícios e educação. Muitos fisioterapeutas podem aplicar massagens para pacientes com dores no corpo, mas o recurso raramente é coberto por planos de saúde. No entanto, há oficinas previstas na política de práticas integrativas do SUS.
*Por: Tatiana Pronin / Adaptação: Isis Fonseca e Marcello Sapio*