O sonambulismo é um comportamento mais comum em crianças do que em adultos no qual o indivíduo se levanta durante a noite e caminha ou realiza atividades pela casa. Estas pessoas não se lembram de se levantar ou de se envolver nas atividades e geralmente os episódios de sonambulismo não sinalizam nenhum problema sério ou requerem tratamento.
+ VEJA TAMBÉM: Refúgio urbano: 5 dicas para ter uma casa na cidade com cara de fazenda
No entanto, conviver com um sonâmbulo pode não ser muito fácil, especialmente se os episódios de sonambulismo são frequentes. O medo constante desta pessoa se acidentar, colocar fogo na casa ou abrir a porta e sair pelas ruas na madrugada é uma realidade. Alguns cuidados básicos podem tornar essa convivência mais tranquila e evitar problemas sérios:
1. Não deixe objetos jogados no chão: sonâmbulos podem sofrer acidentes domésticos durante os episódios de sonambulismo ao tropeçar em objetos na casa.
2. Não tente acordar um sonâmbulo: ao tentar acordar um sonâmbulo durante um episódio ele pode reagir de forma violenta. Prefira guiá-lo delicadamente até a cama.
Clique aqui para ler a matéria completa no site da Revista Bons Fluidos, parceira da Viva Saúde.