Pimentas adicionam um toque especial às receitas e são consumidas por um quarto da população em países de todo o mundo, mas você sabia que elas também são objeto de superstições? Determinadas culturas ao redor do mundo atribuem propriedades sobrenaturais às pimentas e as usam como amuletos.
Pimentas são arbustos perenes que pertencem à família Capsicum e eram completamente desconhecidos para a maior parte do mundo até que Cristóvão Colombo fez seu caminho para o Novo Mundo em 1492. Com o tempo essa especiaria picante foi se popularizando e o motivo tem a ver com a sua característica de causar sensação de queimação ao ingerí-la.
O ingrediente ativo responsável por essa sensação é um composto chamado capsaicina. Quando ingerida, a capsaicina ativa os receptores de dor cujo propósito é alertar o corpo contra o calor físico perigoso. O consumo de capsaicina ativa os receptores de dor no corpo para enviar um aviso a você de que você potencialmente fez algo um pouco perigoso.
Simbolismo das pimentas
Na Itália, acreditava-se que a pimenta bloqueia os efeitos negativos fofoca de línguas invejosas, ao mesmo tempo que atrai boa sorte. É uma crença que se originou em Nápoles, mas que logo se espalhou pelo resto da Itália e, com o tempo, tornou-se amplamente conhecida pela maioria das culturas ocidentais.
Essa simbologia atribuída às pimentas não é à toa e pode ter relação com a sua capacidade de adormecer a língua e impedir que elas se mexam ao comê-la.
Como usar a pimenta para proteção
Para continuar lendo, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.