Ícone do site

Período de amamentação está ligado com QI na adolescência, diz estudo

Published 27/05/2022
Estudo relaciona amamentação e QI

Estudo relaciona amamentação e QI - Pexels/MART PRODUCTION

Um estudo realizado por pesquisados da Universidade de Oxford apontou uma relação entre o período de amamentação com o QI de uma pessoa. Em uma longa análise, a pesquisa observou bebês que nasceram entre os anos 2000 e 2002 e, depois, realizou testes com essas crianças quando elas tinham 7, 11 e 14 anos. O estudo também levou em consideração questões socioeconômicas e a inteligência da mãe.

AMAMENTAÇÃO ATÉ 1 ANO AUMENTOU O QI DE ADOLESCENTES

Um ponto interessante observado pelos cientistas foi de que os adolescentes de 14 anos que foram amamentados por 1 ano, enquanto eram bebês, apresentaram três pontos a mais de QI do que aqueles que nunca foram amamentados. Os pesquisadores chegaram nessa constatação por meio de um teste de vocabulário.

Mesmo aqueles que foram amamentados entre quatro a seis meses, foram melhores em testes de cognição – raciocínio, memória e consciência espacial -, comparados com aqueles que nunca receberam o leite materno. Com mais de 7 mil crianças analisadas no estudo, os pesquisadores detectaram que um terço delas nunca foram amamentadas, e 23% receberam o leite materno por seis meses.

Apesar do leve aumento na inteligência de crianças que foram amamentadas, os pesquisadores do estudo publicado na PLOS ONE chegaram a conclusão de que um período maior em que um bebê recebe o leite materno afeta o Q1 da criança, da mesma forma que ter uma mãe inteligente ou uma família com mais condições.

Sair da versão mobile