Publicidade
O sono deveria ser uma de suas metas para 2022 – Unsplash/ No Revisions

Segundo uma pesquisa realizada pela SleepUp, dormir melhor é a principal estratégia de 46% das pessoas que desejam melhorar a saúde mental em 2022.

Publicidade

No estudo, a empresa fez um levantamento com 509 pessoas (por meio de pesquisa individual on-line) para saber quais são suas principais metas para 2022. Em primeiro lugar apareceu ter um salário maior (51,48%), seguido por cuidar da saúde física (44,18%) e melhorar a saúde mental (36,49%).

+++ Tricologista dá 5 dicas básicas para manter os cabelos hidratados em qualquer época do ano

E pode até não parecer, mas além de esses desejos terem uma certa conexão entre si, eles também estão diretamente ligados à qualidade do sono. Embora dormir melhor esteja nas metas principais de apenas 21,5% dos respondentes da pesquisa, 46,15% dos participantes pretendem dormir melhor como forma de melhorar a saúde mental.

METAS PARA 2022: Dormir melhor para melhorar a saúde mental

“A qualidade do sono é um fator fundamental na promoção do bem estar emocional e, consequentemente, um meio importante para manter a saúde mental. Sabemos também que dormir bem pode melhorar a disposição e, com isso, quem dorme melhor tende a cuidar mais da saúde física. Outra curiosidade é que a falta de sono pode levar a prejuízos em várias esferas da vida, incluindo a área profissional, causando baixa produtividade, aumento de erros no trabalho e, consequentemente, pior desempenho. Podemos até arriscar a dizer que dormir bem pode ajudar a melhorar o desempenho no trabalho e, quem sabe, o tão desejado aumento de salário”, brinca Ksdy Sousa, psicóloga do sono.

Publicidade

Para quem enfrenta dificuldades para dormir, alguns problemas de saúde mental que podem surgir são depressão, ansiedade, bipolaridade, TDAH, entre outros.

+++ Autoteste de Covid-19: Anvisa pede mais informações para Ministério da Saúde e adia aprovação

Estratégias para melhorar o sono

Dentre as opções apresentadas na pesquisa realizada pela SleepUp, as pessoas pretendem melhorar o sono indo dormir mais cedo (47,53%), limpando a mente de preocupações (46,55%) e praticando atividades físicas (32,15%).

Publicidade

“Essas são excelentes estratégias quando o assunto é dormir melhor. Elas, inclusive, fazem parte do que chamamos de higiene do sono”, ressalta Ksdy. A higiene do sono são hábitos diários que as pessoas podem colocar em prática que ajudam a induzir e a aprofundar o sono. A especialista dá outras dicas que podem ajudar aqueles que também buscam alcançar a meta de ter um sono mais reparador.

“Além de dormir mais cedo, é importante também estabelecer uma rotina com horário certo para dormir e acordar. Ao praticar atividades físicas, realize-as de preferência antes das 18h. Para limpar a mente de preocupações, adote práticas de meditação ou relaxamento. Outra estratégia que pode funcionar é ter um caderninho ao lado da cama e anotar as preocupações para solucioná-las depois. Evite refeições muito pesadas à noite e também bebidas como café, álcool e energéticos. Desligue aparelhos eletrônicos algum tempo antes de se deitar”, exemplifica a especialista.

+++ Vitiligo: entenda no que consiste a condição de Natália Deodato, participante do BBB22

Publicidade

E se dormir bem e em quantidade suficiente é um problema para você, procure ajuda.

As metas são importantes para direcionar projetos e levar a alcançar objetivos, sejam eles quais forem. Procure ser consistente e flexível nas mudanças e, assim, conseguirá alcançar as metas desejadas.

Publicidade