Não são poucos os tabus que cercam a terapia!
Há quem acredite que desabafar com um amigo na mesa do bar ou falar sobre os problemas com um familiar ou parceiro surtem o mesmo efeito, o que nem de longe é verdade. Outras pessoas acham que buscar o tratamento é assumir o papel de vítima, de alguém que está no fundo do poço ou que apresenta as ideias confusas.
Além disso, muita gente enxerga a terapia como um processo extremamente doloroso e complicado e, mesmo sentindo vontade de fazer, recusa-se a tentar!
De fato, a terapia pode sim abrir antigas feridas, jogar sal nas recentes e provocar novas. Porém, é a melhor estratégia para se conhecer melhor, lidar de maneira mas madura e consciente com as emoções e resolver conflitos internos e com os outros.
Para acabar com o receio de conhecer a técnica ou, no mínimo, pensar a respeito, que tal seguir algumas recomendações?
VIDA MAIS PLENA
Da mesma maneira que as pessoas se tornam mais fortalecidas para aceitar as perdas e aprender a lidar com elas, também obtêm recursos para se apropriarem das conquistas e saboreá-las sem culpa, vergonha ou insegurança.
CONTROLE DE SI
E, um dos benefícios da terapia é desautomatizar alguns comportamentos, refletindo sobre o que se costuma fazer e até pensar de uma maneira mais consciente.
A partir daí, é possível avaliar se vale a pena mudar esse hábito, se ele está ajudando ou atrapalhando a vida, e fazer transformações importantes e/ou necessárias. A terapia coloca a própria existência como foco.
PAZ
Poder desabafar, compartilhar uma dor emocional do passado, confessar desejos e anseios, contar um problema ou resgatar uma lembrança sofrida.
Tudo isso oferece alívio, principalmente de sintomas de ansiedade e depressão. Você não se sente tão alienígena na sociedade, entende que não é tão estranho ao fazer isso ou aquilo, reconecta-se com o próximo. Isso traz tranquilidade.
SEM JULGAMENTOS
A sala do terapeuta é um local para se sentir livre, sem pressão, onde não há certo nem errado. Não é uma relação social, com conselhos e advertências. O objetivo da terapia é buscar saídas e soluções, e não ficar procurando erros e defeitos.
Trata-se de um espaço para que cada pessoa possa se descobrir, decidir quem e como quer ser e com quem e aonde quer estar.