Publicidade

É hora de nanar! Duração do sono de bebês pode estar relacionado com sobrepeso, como indica estudo

O acréscimo de uma hora na noite de sono do bebê, durante um e seis meses, foi associado com a diminuição de 26% do risco de sobrepeso

Duração de sono do bebê e relação com o seu peso – Pexels/William Fortunato

Os bebês recém-nascidos são extremamente fofos enquanto dormem, mas esse soninho pode estar indo muito além. Isso porque dormir é essencial para o bom funcionamento do corpo em qualquer fase da vida, e quando se fala desses pequenos, um estudo relacionou a qualidade do sono durante a noite com sobrepeso nos primeiros seis meses de vida. 

Publicidade

A pesquisa do dia 22 de outubro de 2021 foi publicada na revista Sleep, e foi realizada com 298 bebês nascidos entre 2016 e 2018. Durante o monitoramento, eram analisadas quantas horas a criança dormia à noite e quantas vezes ela acordava. 

Para identificar o sobrepeso, os pesquisadores utilizaram a marca de 95 – ou acima – do Índice de Massa Corporal (IMC). Os resultados mostraram que quanto maior a duração e consolidação da noite de sono de um bebê, menores são as chances do desenvolvimento de obesidade.

Além disso, o acréscimo de uma hora na noite de sono durante um e seis meses foi relacionado com a diminuição de 26% do risco de sobrepeso no mesmo período de vida do bebê.

+++ Dormir tarde? Veja como esse costume pode ser prejudicial para o coração, conforme estudo

Publicidade

+++ Que soninho! Feito da maneira correta, o cochilo pode servir como um ‘reset’ ou uma prática complementar; entenda mais sobre    

Em vídeo do canal Virei Mamãe Oficial, o pediatra Dr. Paulo Telles diz que um recém-nascido dorme, em média, 16 a 20 horas por dia. “Precisamos transformar o ambiente que ele está no mais tranquilo possível, para que ele atinja essa meta”. Além disso, o médico afirma que a regulamentação do sono do bebê irá influenciar na hora de alimentá-lo e no seu humor no dia a dia. 

Veja mais no vídeo “Como Fazer o Bebê Dormir a Noite Toda! [Método Comprovado] Pediatra Dr. Paulo Telles”:

Publicidade