Publicidade

Duda Kropf: como ter hábitos saudáveis ajudou a cantora a recuperar sua saúde

Médicos e profissionais da saúde física e mental, além da própria Duda Kropf, explicam para a Viva Saúde qual é a importância de se ter hábitos saudáveis na rotina de qualquer pessoal que almeja um organismo funcionando da maneira correta

Duda Kropf: como ter hábitos saudáveis ajudou a cantora a recuperar sua saúde
Duda Kropf: como ter hábitos saudáveis ajudou a cantora a recuperar sua saúde – Instagram/ @DudaKropf

Os filósofos da Grécia antiga já diziam que “Felicidade é verbo”. Isto é, para que ela floresça em nossas vidas é preciso ação, movimento, intenção. Não à toa, as práticas esportivas são fonte de bem-estar, físico, emocional e mental.

Publicidade

Rodrigo de Aquino, especialista em bem-estar e felicidade há 14 anos, indica que quem quer começar a praticar atividades físicas, pode usar mais um conceito da Felicidade. “Comece com pequenas ações, entretanto de forma constante, assim criando uma rotina. De pouco em pouco, com frequência e intenção de melhorar sua saúde e bem-estar, todo mundo acaba criando gosto por alguma modalidade esportiva, potencializando forças pessoais como, por exemplo, autocontrole e vitalidade, além de despertar uma maior
consciência mental (gerando autoestima) e corporal (quebra de limites, descoberta de potenciais). Ações de autocuidado têm tudo a ver com esporte e com uma vida mais plena e feliz”, afirma o comunicólogo.

E foi assim que a influenciadora e cantora de 20 anos Duda Kropf conseguiu encontrar o equilíbrio perfeito para sua rotina, com sua saúde mental, focando inicialmente em sua felicidade. Foi também o que resultou em cuidados e amor próprio.

Duda Kropf: amor-próprio e rotina de cuidados

Durante a pandemia, a jovem desenvolveu um problema de saúde e seu quadro melhorou após ela criar hábitos saudáveis, como acordar cedo e ir à academia.

“Na minha rotina, eu procuro acordar o mais cedo que eu puder e, assim, meu dia começa outro. Me sinto muito mais produtiva e disposta. Vou para academia de manhã por umas duas horas para fazer tudo devagarinho. Por mais que a academia me canse, ela traz endorfina, que é muito bom pra eu conseguir ser produtiva”, diz Duda.

Publicidade

PRATICAS MATINAIS

Alexandre Valverde, médico psiquiatra pela UNIFESP, confirma a importância das práticas matinais. Segundo ele, o exercício físico toda manhã melhora a oxigenação dos tecidos do corpo de um modo geral e, portanto, também da oxigenação cerebral, o que leva a uma melhora da concentração, da memória e do rendimento no trabalho. Por isso, é ótimo fazer atividade física antes de trabalhar.

“Se nós fizermos atividade física fora de casa, antes das 10h, a gente aumenta a exposição à luz solar, que é super importante para a produção de melanina e de vitamina D adequadamente, lembrando que esse sol deve ser pego sem protetor solar, mas tem que ser feito até às 10h para evitar a radiação ultravioleta muito intensa”, acrescenta o especialista.

De acordo com a fisioterapeuta Claudia Brito, o nosso corpo se beneficia dos exercícios em muitos aspectos, que se refletem na qualidade das execuções das demais atividades ao longo do dia, trazendo foco e disposição.
“A prática regular auxilia na liberação de opióides endógenos, que trazem analgesia, controlam quadro de dor, inibindo o estresse e a ansiedade. Do ponto de vista neuromuscular, o nosso corpo precisa de movimento. Os exercícios regulares são fundamentais para tratar e prevenir dores e doenças, melhoram o desempenho muscular e a postura, previnem a perda mineral óssea (osteopenia/osteoporose) e resgatam o melhor potencial funcional articular do nosso corpo”, elenca a profissional.

Publicidade

“A minha parte favorita do dia são as manhãs. Depois de todos os exercícios, eu tento meditar também, ainda cedo. Sempre agradeço por tudo e isso mudou minha vida: gratidão. Depois que comecei a ser grata a tudo, as coisas começaram a dar certo”, afirma Duda Kropf.

De acordo com o futurista da UNIFESP Álvaro Machado Dias, estudos recentes mostram que o período matinal é o melhor para a queima de gorduras e para manter o sono em dia, ao passo que a tarde e/ou noite dá maior flexibilidade além de um pouco mais de força.

“A questão é que essa abordagem estritamente fisiológica é insuficiente – pelo menos no meu ponto de vista. O grande desafio de quem se exercita é criar uma rotina; logo, o desempenho num dia é irrelevante; tudo o que importa está no longo prazo. Do mais, a ideia de representar os exercícios como mais uma função a se cumprir é contrária à busca do prazer. Esse é o maior equívoco. A grande sabedoria é fazer das diferentes rotinas da nossa vida fontes de celebração e não de obrigação. Para isso, o ponto de partida é pensar “qual o horário em que curto mais essa atividade?”, ao que se deve acrescentar: “qual a atividade física que curto mais?”. A saúde verdadeira vem da busca de se estar de bem com a vida”, aponta Dias.

Publicidade

Sabendo a importância do assunto, principalmente com jovens, Duda entende que é importante compartilhar a sua rotina com seus milhares de seguidores nas redes sociais. Entretanto, revela que, no início, não mostrava detalhes, apenas falava que seguia uma rotina sem expô-la. Depois de perceber que poderia ajudar mais pessoas, começou a compartilhar suas manhãs com vídeos no seu canal do YouTube.

“Para mim, é muito importante debater esse assunto, porque estamos cada vez com uma população mais ansiosa, com mais problemas relacionados à saúde mental e autoestima. Ir à academia e se alimentar bem, não só por estética. É bom para nossa saúde mental”, conta a influenciadora

Publicidade