bem-estar   / Yoga e dores nas costas

Dores nas costas? Professor indica 2 posições de yoga para aliviar o incômodo

Com duas posições simples e que podem ser feitas até mesmo por iniciantes, é possível aliviar as dores no corpo

Viva Saúde Publicado terça 5 outubro, 2021

Com duas posições simples e que podem ser feitas até mesmo por iniciantes, é possível aliviar as dores no corpo
Posições de yoga para dores nas costas - Pexels/cottonbro

A intensa rotina de trabalho, especialmente após a popularização do trabalho remoto – o famoso home office –, impactou significativamente a saúde física e mental das pessoas. As queixas de dores nas costas, por exemplo, se intensificaram. 

De acordo com Francisco Kaiut, criador do Método Kaiut Yoga, professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural, a prática de yoga pode ajudar – e muito – no alívio das dores nas costas, a partir da reconexão do cérebro com o corpo, o que dá condições ao próprio organismo de reestabelecer rotas naturais e sem dores.

+++ Posturas invertidas do Yoga rejuvenescem: 3 curiosidades sobre a prática que você ainda não sabia

+++ 800 calorias por hora! O Superioga é um método mais intenso do que a prática tradicional e tem gasto calórico maior

Além de melhorar a qualidade do sono e aliviar os sintomas da ansiedade, a yoga é benéfica para aqueles que sofrem com dores crônicas, causadas por vários motivos, como acidentes, traumas e cirurgias.

E o efeito de alívio vai além das costas: com consistência, a prática ajuda com dores no quadril, ombros, mãos, joelhos, pés e até dores de cabeça.

Para que você possa começar a construir um corpo sem dores praticando yoga, Francisco Kaiut selecionou duas posições simples para fazer em casa, inclusive por quem nunca fez yoga antes.

Supta padangusthasana com fita 

“Essa é uma posição muito importante para trabalhar com dores, especialmente na região baixa das costas. Para começar, deite-se de barriga para cima, acomodando o corpo inteiramente no chão. Em seguida, eleve a perna direita em uma altura que fique confortável para seu corpo, usando uma fita ou cinta para dar estabilidade ao movimento. Sinta a posição alinhar a pélvis e aliviar as costas. Depois repita com a outra perna, explica o professor. 

Kaiut ressalta que, durante a posição, é necessário manter as costas e a cabeça apoiadas no chão. Se precisar, deve usar uma almofada embaixo da cabeça.  

Savasana

A savasana é uma das melhores posições para relaxar no yoga. Por colocar a coluna reta no chão, a posição dá estabilidade para o organismo e permite alívio de tensões em todo o corpo, acabando com as dores.

Para realizar a savasana, é preciso deitar-se com as duas pernas esticadas. Relaxe as pernas e os ombros e, na sequência, leve seus braços para o chão, nas laterais do corpo.

Relaxe todos os músculos e órgãos. Não force sua respiração em momento algum e deixe que seu corpo fique em contato com o chão. Permaneça por alguns minutos, deixando que a pressão do chão contra as costas faça efeito, finaliza Kaiut.


Sobre a fonte:

Francisco Kaiut é professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural, que dedicou sua vida a encontrar uma abordagem mais simples e fácil para lidar com os desconfortos no corpo, com dores crônicas e com a ansiedade. Essa busca resultou na criação do Método Kaiut Yoga, que proporciona saúde e bem-estar, especialmente frente aos problemas da vida contemporânea.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 01:54:52 (3374).