Um casal feliz não significa um “casal perfeito”, até porque não existe perfeição nos relacionamentos. Um casal feliz pode ter uma série de imperfeições, mas aprende a apreciar as diferenças do outro todos os dias, e trabalha em conjunto para criar uma relação especial. Em outras palavras, um ótimo relacionamento não é sorte e não simplesmente acontece – é preciso esforço e cuidado para caminhar e evoluir de maneira que mantenha o par satisfeito, completo.
Vemos casais que estão a ponto da separação, mas acabam se redescobrindo em questão de semanas, simplesmente fazendo sutis mudanças efetivas em seus hábitos diários. Não é de se surpreender, porém, que uma vez que estes casais se descobrem, seus hábitos de relacionamento recém-descobertos se tornam naturais para eles. Aqueles que são espectadores podem testemunhar as suas demonstrações públicas de afeto e alegria, mas desconhecem as razões que levaram o casal a ser o que era anos atrás.
Afinal, quais são os hábitos que os casais precisam cultivar? A psicóloga Adriane Branco, especialista em Sexualidade Humana pela USP, em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro Psicológico de Controle do Stress (CPCS) e pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade (CEPCOS), conversou com a Bons Fluidos e listou uma série de dicas para manter uma relação saudável a longo prazo. Confira!
Quer ver a lista? CLIQUE AQUI e leia a matéria completa no site da revista Bons Fluidos, parceira da Viva Saúde.