bem-estar   / Dia do lixo: dá para compensar?

Dá para compensar o "dia do lixo" com um exercício aeróbico intenso no dia seguinte?

O nutrólogo e dermatologista Rafael Soares explica se é possível compensar um dia “fora da dieta”, ou "dia do lixo", como costumam chamar

VIVA SAÚDE Publicado quinta 6 janeiro, 2022

O nutrólogo e dermatologista Rafael Soares explica se é possível compensar um dia “fora da dieta”, ou
Dá para compensar o "dia do lixo" com um exercício aeróbico intenso no dia seguinte? - FREEPIK

É muito comum ouvir dizer que o “dia de lixo”, ou dia de refeição livre, pode ser compensado com um exercício aeróbico mais intenso na manhã seguinte. Hoje, vamos explicar se a teoria é verdadeira!

O “dia de lixo”, é um nome popular atribuído para uma data de refeições desprovidas de moderação, como a visita a um rodízio de pizza, por exemplo, ou uma noite de hambúrguer com direito a batata frita e refrigerante. 

Será que dá para compensar as calorias a mais ingeridas com um treino mais intenso no dia seguinte? 

O médico nutrólogo e dermatologista Rafael Soares responde: "não é possível compensar. Aquele dia em que fugimos muito da dieta, gera repercussões metabólicas que levam dias até que o organismo volte ao normal. Exagerar no exercício físico no dia seguinte, não vai trazer resultado algum”, explica.

Praticar exercícios intensos não irá resolver os malefícios que as calorias ingeridas repercutem no organismo: “pode até ser que a pessoa consiga eliminar mais água no dia seguinte ou ter algum tipo de resultado efêmero, mas não vai resolver os problemas dela”, alerta o especialista em nutrologia. 

NÃO PERCA O FOCO

A alimentação pode sair do controle em um dia ou outro, mas esse não é um motivo para você desistir de seus objetivos. Uma dica muito compartilhada por profissionais da área da saúde é: após a "jacada", volte imediatamente ao seu plano alimentar. Não espere a segunda-feira para recomeçar. 

OPTE POR "REFEIÇÃO LIXO", NÃO "DIA"

Pode parecer desnecessário esse item, mas não é. Quando você souber que, por algum motivo, sairá do plano alimentar saudável e equilibrado, opte por ter apenas UMA refeição mais calórica.

Não é porque você almoçou alimentos de baixa qualidade nutricional que irá jantar algo semelhante, "só porque já estragou o dia", tudo bem?

PEÇA PARA UM PROFISSIONAL BALANCEAR SUA DIETA

O fato de não ser possível compensar o dia do lixo com aeróbico na manhã seguinte não quer dizer que seja necessário seguir a dieta absolutamente todo dia. Entretanto, é necessário planejamento e disciplina, segundo Rafael Soares: “a pessoa pode, sim, ter uma ou duas refeições livres na semana, mas isso deve ser muito bem planejado”, pontua. Ou seja: se você é fã de um rodízio, planeje sua dieta e seu treino incluindo essa data de ingestão calórica maior que o recomendado. 


Sobre Rafael Soares

Dr. Rafael Soares é médico pela Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, com título de especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim como pós-graduação em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Seu número de registro no CRM é 128012-SP.

Último acesso: 29 Jan 2022 - 01:45:21 (3841).