Uma brasileira pode ser a pessoas mais velha do mundo! Isso porque, segundo o Guinness Book, o ser humano mais longevo, atualmente, é a espanhola Maria Branyas Morera, que completou 116 anos no último dia 4 de março. No entanto, a carioca Dona Deolira, de 118 anos, nasceu no dia 10 de março de 1905, na cidade de Porciúncula, no Noroeste do estado do Rio de Janeiro.
O título à dona Maria, no entanto, é recente. Ela foi reconhecida pela organização após a morte da francesa Irmã André, aos 118 anos, em janeiro de 2022.
Em entrevista concedida à InterTV, o médico geriatra e psiquiatra Juair de Abreu Pereira, que acompanha a dona Deolira, disse que alguns pontos cruciais ajudam a idosa na longevidade: controle do estresse, alimentação saudável e a fé são alguns deles.
Carioca de 118 anos pode ser a pessoa mais velha do mundo
“Ela soube lidar com o estresse do dia a dia; soube ter diariamente ao longo da vida uma alimentação saudável; soube preservar o cognitivo, a memória mediante uma boa qualidade de sono e, acima de tudo, é uma mulher de fé em Deus”, explicou.
Um dos hobbies preferidos de dona Deolira é a música! Segundo a reportagem da InterTV, a idosa adora marchinhas de carnaval, além de fazer as orações do Pai-Nosso e da Ave-Maria frequentemente.
Dona Deolira mora há 6 meses em Itaperuna, 40 km de sua cidade natal, onde é assistida pela família. É a única viva de três irmãs. Teve sete filhos. Deles, quatro faleceram. Para além dos incontáveis netos – que a família considera impossível de calcular, possui 40 bisnetos e 15 tataranetos. Que longevidade!