bem-estar   / Adolescência

Adolescentes têm uma melhora na qualidade do sono, após mudança de rotina

Estudo mostrou que adolescentes passaram a cochilar menos durante o dia e a dormir no tempo ideal

Viva Saúde Publicado quinta 18 novembro, 2021

Estudo mostrou que adolescentes passaram a cochilar menos durante o dia e a dormir no tempo ideal
Adolescentes tiveram melhor qualidade de sono - Pexels/John-Mark Smith

Estudos e preocupações da vida já começam a adentrar nossa rotina desde a adolescência. Mas, com a mudança da rotina escolar durante o período de distanciamento social por conta da Covid-19, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná observou uma mudança na qualidade de sono dos adolescentes.

Ao avaliar 1.554 adolescentes entre 14 e 19 anos, em 2019, constatou-se que 58% deles tinham o hábito de cochilar. Ao comparar o comportamento de 259 participantes de 15 anos com o ano de 2020, em muitas coisas do dia a dia passaram por profundas transformações, o estudo percebeu uma melhora na qualidade do sono.

+++ Dormir tarde? Veja como esse costume pode ser prejudicial para o coração, conforme estudo 

+++ Ansiedade para dormir? Entenda como isso ocorre e veja maneira de ter uma noite mais tranquila e com qualidade

Publicado na revista Sleep Science, os resultados da pesquisa foram a diminuição da sonolência durante o dia e o aumento da média sono desses jovens em duas horas. 80% desses adolescentes atingiram o tempo ideal de sono recomendado para essa fase que, de acordo com a Fundação Nacional do Sono, o orientado é de oito a dez horas por dia. 

Os pesquisadores reforçam que o sono recomendado para a adolescência é essencial para a manutenção da saúde mental e bem-estar desses jovens, além de impactar na concentração e produtividade dos estudos. Tudo isso também ajuda a evitar a busca por cafeína em excesso, energéticos, bebidas alcoólicas e tempos de cochilos não saudáveis. 
 

Último acesso: 29 Jan 2022 - 10:56:02 (3570).