Publicidade
Adolescentes tiveram melhor qualidade de sono – Pexels/John-Mark Smith

Estudos e preocupações da vida já começam a adentrar nossa rotina desde a adolescência. Mas, com a mudança da rotina escolar durante o período de distanciamento social por conta da Covid-19, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná observou uma mudança na qualidade de sono dos adolescentes.

Publicidade

Ao avaliar 1.554 adolescentes entre 14 e 19 anos, em 2019, constatou-se que 58% deles tinham o hábito de cochilar. Ao comparar o comportamento de 259 participantes de 15 anos com o ano de 2020, em muitas coisas do dia a dia passaram por profundas transformações, o estudo percebeu uma melhora na qualidade do sono.

+++ Dormir tarde? Veja como esse costume pode ser prejudicial para o coração, conforme estudo 

+++ Ansiedade para dormir? Entenda como isso ocorre e veja maneira de ter uma noite mais tranquila e com qualidade

Publicado na revista Sleep Science, os resultados da pesquisa foram a diminuição da sonolência durante o dia e o aumento da média sono desses jovens em duas horas. 80% desses adolescentes atingiram o tempo ideal de sono recomendado para essa fase que, de acordo com a Fundação Nacional do Sono, o orientado é de oito a dez horas por dia. 

Publicidade

Os pesquisadores reforçam que o sono recomendado para a adolescência é essencial para a manutenção da saúde mental e bem-estar desses jovens, além de impactar na concentração e produtividade dos estudos. Tudo isso também ajuda a evitar a busca por cafeína em excesso, energéticos, bebidas alcoólicas e tempos de cochilos não saudáveis.