Publicidade
Rejuvenescimento facial e suas principais dúvidas – Freepik/ArthurHidden

O envelhecimento do rosto, de forma específica, é ainda mais sentido por ser a parte do corpo que mais visualizamos ao longo do dia. Em época de pandemia, com o aumento do home office e o maior número de contatos por vídeo, o rosto, nosso cartão de visitas, ficou ainda mais em evidência e passou a chamar nossa atenção. Assim, as técnicas de rejuvenescimento facial vêm sendo consideradas por um número cada vez maior de pessoas.

Publicidade

O objetivo de quem busca mais informações sobre o rejuvenescimento facial costuma ser o mesmo: reconhecer-se em frente ao espelho e sentir-se bem consigo mesmo. Para ajudar neste momento de decisão por um processo de rejuvenescimento, a dermatologista Luciana Macedo, especialista em rejuvenescimento facial, visagismo e medicina integrativa, esclarece as principais dúvidas a respeito do procedimento. Confira:

Todo método de rejuvenescimento é invasivo.

Mito. Muitas pessoas acabam por confundir procedimentos com a finalidade de rejuvenescer com cirurgias plásticas e harmonização facial, mas cabe lembrar que são processos totalmente diferentes. As técnicas mais modernas de rejuvenescimento, como toxina botulínica, MD Codes e AB Face, são minimamente invasivas, são realizadas com anestesia tópica, que minimiza bastante algum eventuais desconfortos e não necessitam de afastamento das atividades habituais, como em casos de cirurgia.

Vou perder minhas expressões faciais após uma técnica de rejuvenescimento.

Mito. Com a harmonização facial na moda, temos visto muitos famosos perdendo suas expressões após realizarem procedimentos, mas isso não se aplica às técnicas mais modernas de rejuvenescimento facial, como o lifting 4D, que associa toxina botulínica realizada com os mais modernos conceitos de lifting. Com a avaliação do visagismo é possível personalizar o formato de sobrancelhas, de acordo com a personalidade e temperamento do paciente. Também é utilizado no lifting 4D a técnica MD Codes, que utiliza ácido hialurônico para restaurar as perdas causadas pelo envelhecimento e suavizar linhas mais marcadas, atenuar rugas, melhorar o contorno facial, amenizando as expressões de tristeza, braveza e flacidez que aparecem com o envelhecimento e melhorando o aspecto de “derretimento” da face pela flacidez dos tecidos.

Publicidade

+++ Harmonização facial ganha público masculino; confira os diferenciais do procedimento em homens

+++ Poder milenar! Saiba qual é a fruta que ajuda a clarear manchas da pele e é utilizada como fonte terapêutica desde os povos antigos

O fator psicológico influencia no processo de envelhecimento.

Publicidade

Verdade. Pacientes que passam por grandes períodos de estresse ou tristeza, como luto, separação e, na pandemia, por tratamentos de saúde mais intensos, tendem a ter um processo de envelhecimento mais rápido. Isso acontece pela descarga de hormônios estressores, como cortisol e adrenalina, pelo aumento dos processos inflamatórios e pela liberação de substâncias como radicais livres, que promovem estresse celular, inflamação crônica e aumento da degradação do colágeno e ácido hialurônico do organismo. Por este motivo, os métodos mais inovadores de rejuvenescimento já consideram a avaliação psicológica e emocional do paciente na composição das melhores técnicas a serem empregadas, para que a causa do envelhecimento possa ser tratada, e não apenas os seus efeitos.

As técnicas de rejuvenescimento precisam ser sempre refeitas.

Verdade. Alguns procedimentos, como a toxina botulínica, têm efeito médio de três a quatro meses,  necessitando de novas aplicações ao longo do ano para que seus efeitos sejam mantidos. Preenchimentos com ácido hialurônico e outros bioestimuladores têm uma duração maior, variando de 12 meses a 36 meses, tempo em que passam estimulando a hidratação tecidual e a formação de colágeno novo.

Algumas pessoas envelhecem mais devagar.

Publicidade

Verdade. Cada tipo de pele possui uma particularidade e tende a registrar perda óssea, de gordura e de colágeno em velocidades diferentes. Aspectos como características emocionais e psicológicas também podem influenciar na velocidade do envelhecimento do rosto, assim como a maior exposição ao sol e outros fatores, como fumo, dietas e atividade física.

Se não gostar do resultado, não poderei reverter.

Parcialmente verdade, a depender da técnica utilizada. Procedimentos como preenchedores definitivos (PMMA ou silicone) não são reversíveis, porém preenchedores à base de ácido hialurônico são temporários, ou seja, degradam com o tempo e podem ser dissolvidos com enzimas específicas, caso o resultado não seja satisfatório. A toxina botulínica não tem antídoto específico, mas existem tratamentos que ajudam a reverter efeitos indesejados de maneira mais rápida.
 

Publicidade