Ícone do site

Para os cabelos também! Confira como utilizar as argilas no cuidado com os seus fios

Published 06/09/2021

Benefícios da argila no cabelo - Pexels/Ron Lach

Se tem um elemento que está muito presente na rotina de skincare, com certeza é a argila. E não é de hoje que seus efeitos medicinais e restaurativos são conhecidos, os gregos e os egípcios já usufruíam do material em diversos tratamentos. Estudo da Universidade de São Paulo (USP) indica o aumento de colágeno com o uso de argilas. 

Mas, o que talvez você não saiba é que esse ingrediente natural também é efetivo quando se trata de cuidados com o cabelo. Basta escolher o tipo adequado de argila, misturar com água e uma máscara capilar aplicável no couro cabeludo – pois essa pasta não pode ser passada nos fios.

Com o cabelo seco ou levemente úmido, deixe a máscara agir por 20 minutos. Esse procedimento – repetido de 15 em 15 dias – ajuda a limpar o couro cabelo de excessos que ficam retidos na região ao utilizar creme de pentear, por exemplo. Além disso, a argila relaxa e rejuvenesce o local. 

+++ Cabelos saudáveis: tricologista lista 5 cuidados essenciais para quem tem cabelos secos

+++ Entenda como os fios brancos prematuros tem relação com o estresse

Argilas mais indicadas para os cabelos

Argila preta: Para quem sofre com muita oleosidade no cabelo e quedas dos fios, a argila preta é a ideal para esses casos. Isso porque ela é um grande restaurador celular por ser rica em titânio, alumínio e silício. Ainda, o ingrediente possui efeitos cicatrizantes e anti-inflamatórios. 

Argila branca: Se os seus cabelos sofrem com procedimentos químicos, a argila branca é a opção certa. De todas, ela é a mais suave e restaura os fios danificados por meio da reconstrução capilar. 

Argila verde: Caso os seus cabelos precisam apenas de uma tonificação, basta utilizar a argila verde. Suas substâncias auxiliam na desintoxicação do couro cabeludo, reduzindo a oleosidade e o acúmulo de caspas. 
 

Sair da versão mobile