Os próximos dias serão marcados por grande queda e aumento na temperatura na maior parte do país. Essa oscilação no termômetro leva à diminuição na transpiração corporal, e com a pele mais fina e mais seca os problemas cutâneos podem aparecer. Por isso, a médica Dra. Adriana Vilarinho, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), reforça que os cuidados com a pele para se proteger.
Ela lembra que a limpeza não é demais em nenhuma estação do ano, e agora também é hora de dar atenção para as lavagens com água e sabão para remover resíduos como maquiagem, oleosidade e sujeira natural que se instala nos poros, evitando sempre água muito quente e sempre usar o sabonete específico para cada tipo de rosto – que nunca deve ser o mesmo usado no corpo.
MUDANÇA DE TEMPERATURA AUMENTA O RESSECAMENTO DA PELE
A mudança brusca de temperatura também vai aumentar o ressecamento da pele. “A dica básica nesses dias é beber bastante água e investir no uso de hidratantes ou de um óleo corporal antes do último enxágue do banho, além de abusar de hidratantes labiais”, avisa.
É também durante o inverno que algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento da pele. “Os cuidados não são apenas estéticos, a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose são doenças comuns que merecem atenção nessa época do ano”, finaliza a médica.
Sobre a Dra Adriana Vilarinho:
• Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da AAD – Academia Americana de Dermatologia.
• Graduada em Medicina e Residência Médica em Dermatologia pela Faculdade de Medicina do ABC – São Paulo.
• Título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
• Preceptora do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC – 1993 a 2003.
• Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD – e regional de São Paulo.