beleza   / Casca de banana para a pele

Não sabe o que fazer com a casca da banana? Confira 3 motivos para usá-la na pele

A fruta queridinha do brasileiro pode ser muito bem aproveitada como aliada em tratamentos de beleza

Viva Saúde Publicado sexta 27 agosto, 2021

A fruta queridinha do brasileiro pode ser muito bem aproveitada como aliada em tratamentos de beleza
Cuidados da pele com casca de banana - Pexels/SHVETS production

As cascas de muitas frutas são rapidamente jogadas no lixo. Esse hábito, geralmente, desperdiça diversas alternativas positivas com o seu uso, uma vez que também existem propriedades benéficas nas cascas. 

A banana - uma das frutas queridinhas do Brasil - não escapa dessa prática. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o brasileiro consome cerca de 25 kg de banana por ano. Sua casca é rica em vitamina A e C, potássio e propriedades antioxidantes, e o que muitos não sabem é que essa parte da fruta serve como um complemento para os cuidados da pele. Então, que tal aproveitá-la? 

+++ Pão de banana: receita leva chocolate e uma mistura de farinhas saudáveis

Tratamento de acnes

A casca da banana ajuda a controlar a oleosidade da pele, com efeitos anti-inflamatórios. Basta retirar um pedaço e colocar a parte interior sobre a acne e deixar agir por cerca de cinco minutos. Esse tratamento irá secar aquela espinha que pode estar incomodando. 

Combate ao envelhecimento da pele

Os radicais livres são moléculas que oxidam as células, envelhecendo a pele. Por ser antioxidante e possuir potássio, a casca é nutritiva e ajuda a tratar a ocorrência de rugas. Por cerca de dois minutos, corte um pedaço e massageie a região da testa ou ao redor dos olhos. Lembre-se de estar com a pele limpa antes de realizar esse processo. 

Tratamento de cicatrizes

Os efeitos cicatrizantes também fazem parte dos benefícios da casca da banana. Seja de um machucado ou leve ou mais forte, coloque a casca por cima de sua cicatriz e deixe-a agir durante a noite. Para não sair do lugar, use um esparadrapo. No dia seguinte é só lavar a região e passar um protetor solar. 

+++ Muffin de pasta de amendoim com banana: pronto em 13 minutos

Um ponto importante é que todos esses procedimentos devem ser feitos com a casca da banana fresca - ou seja, quando ela não está escurecida - e também não reutilize os pedaços. 
 

Último acesso: 03 Dec 2021 - 19:01:25 (3195).