Quando falamos de cuidados com a pele, damos prioridade para áreas mais expostas do corpo, como o rosto, as mãos e as pernas, não é?
Mas, existem muitos cantinhos ressecados e predispostos a problemas que também devem ser lembrados, como as axilas. Se você clicou nessa matéria, provavelmente já deve ter se incomodado com essa região.
Não se preocupe! Nós te ajudamos a saber a melhor maneira de mantê-las lisas, bonitas e sem se preocupar com as manchas escuras! Confira:
+++ VEJA TAMBÉM: Diga adeus à celulite! Veja 7 dicas para eliminar esses “furinhos” que podem te incomodar
+++ VEJA TAMBÉM: 5 dicas – quase infalíveis – para manter suas unhas grandes, fortes e saudáveis
Limpeza
- Lavagens periódicas mas com produtos não agressivos, sempre que suar ou se sujar de poeira;
- Esfoliação suave, semanal, para retirar resíduos de produtos (desodorantes, cremes) ou células mortas. A esfoliação pode ser feita com pedra-pomes, sal, açúcar, fubá, bicarbonato de sódio ou o seu creme esfoliante preferido (mas, evite usar aqueles que contêm microplásticos que contaminam mares e oceanos).
Atenção na hora da depilação
Especialmente para as axilas, a depilação à laser e com cera são as mais indicadas, pois evitam irritações. A lâmina, embora seja muito utilizada, provoca uma agressão maior e, além disso, aumenta o risco de assaduras e infecções, caso esteja contaminada ou com qualquer sujeirinha acumulada.
Hidratação
Cuide da hidratação das axilas com o mesmo cuidado que usa na pele do rosto. Um desodorante hidratante e de boa qualidade é fundamental em casos de processos irritativos nestes locais.
Dicas para Clarear Axilas
Alguns remédios caseiros podem ajudar a clarear as axilas (eles também valem para as virilhas, que sofrem o mesmo tipo de problema). Tenha em mente que pode haver um componente genético que causa esse escurecimento. Além disso, roupas apertadas que deixam fiapos, podem manchar a pele das axilas (junto com acúmulo de suor ou desodorante).
Alguns ingredientes usados para o clareamento dessa região são:
- mel
- limão
- bicarbonato de sódio
- vinagre
- amido de milho (farinha de Maizena, por exemplo)
- aveia
- leite ou iogurte
- suco de pepino
- suco de batata crua
- sândalo em pó
- água de rosas
Confira algumas receitas compartilhadas pelo Portal Green Me:
Creme caseiro clareador e esfoliante
- mel (1 colher de sopa)
- limão (suco de meio limão)
- aveia (duas colheres, flocos finos)
Faça uma pasta com esses ingredientes. Passe nas axilas e virilhas, em movimentos circulares. Retire com água abundante. Use 2 vezes na semana.
Creme com leite, mel e amido de milho
Faça uma mistura com amido de milho
- 1 colher de sopa de leite ou 1 xícara de iogurte
- 1 colher de sopa de mel.
Leve os ingredientes ao fogo baixo para fazer um mingau. Deixe amornar.
Cubra as zonas escurecidas da sua pele com esse creme morno. Deixe agir por 15 minutos.
Retire com água e hidrate bem. Pode usar até 2 vezes por semana, se tiver manchas na pele e, basta 1 vez a cada 15 dias para a manutenção. Este mesmo creme pode ser feito com leite de soja também, ou com fubá fininho. Os efeitos serão semelhantes. Só tenha o cuidado para não colocar o creme muito quente na pele e se queimar.
Águas clareadoras
São clareadoras da pele as águas de pepino, de batata crua e a água de rosas. Para obter esse efeito, você deverá usar a que preferir, todas as noites, passando a água nas axilas e virilhas e só enxaguando no dia seguinte.
Vinagres
Prefira usar um vinagre de maçã ou, pelo menos, um que seja branco (os vinagres tintos podem manchar ainda mais a pele).
Uma vez por semana, embeba um algodão em vinagre, passe nos locais a clarear, e retire na manhã seguinte.