Ícone do site

Festas juninas podem afetar a saúde de sua pele; dermatologista explica

Published 16/06/2022
Alimentação e cuidados com hidratação são essenciais para curtir as festas juninas sem se preocupar com saúde da pele

Festas juninas podem afetar a saúde de sua pele - Freepik / Pexels / Ron Lach

Depois de dois anos, as festas juninas voltaram a rechear o país nesse mês. Entretanto, combinadas as temperaturas mais baixas e o consumo de comidas típicas, a saúde da nossa pele acaba sofrendo bastante, sem que a gente perceba.

A alimentação é um fator essencial para a saúde como um todo, e nisso não se exclui o maior orgão do nosso corpo. Por isso, a dermatologista Luciana Garbelini destaca um cuidado, durante o período festivo, para que não haja consequências como acnes e manchas: “Amendoim, maçã do amor e arroz doce, por exemplo, são alimentos que podem causar o aumento da oleosidade do couro cabeludo e da pele, resultando em acne e dermatite seborreica por conta da gordura e do açúcar” aponta a doutora.

Mas, calma, existem opções típicas saudáveis em meio as barraquinhas de guloseimas: pipoca, pinhão, abóbora, milho cozido e batata doce estão nesta lista!

O frio ainda ‘pede’ aquela bebida quentinha! Luciana, porém, ainda aponta um cuidado com os álcoólicos, uma vez que “podem prejudicar quem sofre de rosácea e psoríase porque são vasodilatadoras. Peles sensíveis e com tendência à dermatite também podem ser afetadas”, completa a dermatologista.

E, claro, sempre beba com moderação!

Tempo frio ainda requer um cuidado maior com a saúde da pele

Outro ponto destacado por Luciana é o cuidado extremo com a hidratação! Nesta época de outono/inverno, o essencial é que a rotina de cuidados redobre. Além disso, os produtos são importantes nesse novo costume.

Opte por hidratantes, séruns, sabonetes e outros produtos que garantem uma hidratação à longo prazo e conseguem previnir a pele da camada de frio, já que essa acaba causando um ressecamento mais significativo.

“Na rotina de cuidados, além de ser essencial a escolha de produtos adequados ao tipo de pele, a alimentação também tem influencia”, finaliza a doutora.

 

Sobre Dra. Luciana Garbelini

Dermatologista Formada pela Universidade de Santo Amaro. Residência médica em Dermatologia na Universidade de Santo Amaro, Pós-graduada em cosmiatria e estética no Instituto Superior de Medicina. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

 

 

Sair da versão mobile