Com a chegada da pandemia, a maioria das mulheres deixou a maquiagem de lado, afinal, para que se maquiar se passará o dia inteiro usando máscara? O questionamento gerou inúmeros itens guardados dentro da necessaire, fazendo com que a validade chegue.
Natasha Sheeny, farmacêutica e maquiadora, explica que usar itens que saíram do prazo, que podem variar de 6 a 36 meses, pode gerar inúmeros riscos à pele. Para ela, é comum que muitas imaginem que não são prejudiciais, seja pelos produtos estarem com uma boa aparência e bom cheiro, mas também por ouvirem outras pessoas afirmando que não tiveram problemas.
+++ Cabelos grisalhos estão em alta: saiba como deixar os fios lindos
É perigoso aplicar produtos de maquiagem vencidos?
“Muitas pessoas pensam que não dará problema, mas as maquiagens vencidas prejudicam a pele, sendo de uma forma amena ou extrema. Além de perder a efetividade do produto, por exemplo, um rímel que borra, uma base que não tem uma durabilidade longa, reações alérgicas e irritações na pele podem surgir ao serem utilizadas”, afirma Natasha.
Segundo a farmacêutica, os produtos específicos para pele, como bases, blush e iluminadores, são os mais propensos a causar vermelhidão e ardência, gerando a aparição de pequenas bolhas, que podem ser confundidas com pequenas espinhas, e também de resultando a sensação de pinicamento. Também podem causar o entupimento dos poros, o que faz com que acnes e foliculites apareçam na pele.
+++ Barbie humana? Australiana já gastou mais de 200 mil dólares em plásticas
“Com diferentes tipos de produtos, há diferentes formas de gerar as possíveis alergias e irritações, por exemplo, os produtos de olhos, como lápis, sombra, rímel, podem causar conjuntivite, coceiras constantes na região, deixando uma irritação no local”, explica.
Alertando sobre a conservação das maquiagens, Natasha Sheeny afirma que se os intensificarem jogados no fundo da gaveta, no banheiro ou em lugares úmidos, há chances maiores de haver a proliferação de fungos, bactérias e também podendo mofar. Por conta disso, é preciso que haja uma atenção e um cuidado antes de passar o produto no rosto.
+++ Harmonização facial: quando o procedimento é contraindicado?
“Sei que as pessoas vão no automático durante o processo de se maquiar, mas é importante que haja uma breve avaliação antes de aplicar, aconselho que verifique se a textura do produto está normal, como sempre foi, se está com um tipo de alteração, seja no cheiro ou na aparência”, aconselha Natasha.
É normal que todos joguem fora a caixa do item de maquiagem logo após a primeira usada, sendo que o prazo de validade se encontra alí, por conta disso é importante lembrar que nenhum produto possui um prazo maior que 36 meses e que os de olhos são os que possuem uma data menor, sendo em torno de 6 a 12 meses.
+++ Cabelos pós-verão: tricologista dá dicas para recuperar os fios dos efeitos da estação