Você sonha em ter o bumbum perfeito? Se a resposta for ‘sim’, saiba que este também é o desejo de várias pessoas. A nutricionista e personal trainer Sol Meneghini diz que é possível alcançar, mas que manter o foco é fundamental durante todo o processo: “Assim como tem quem queira o abdômen trincado, há quem deseja um bumbum mais durinho. Não posso dizer que é um processo rápido e simples, mas os resultados são recompensadores”.
Ajustar a alimentação, segundo a nutricionista, é o primeiro passo: alguns alimentos nos beneficiam e outros só atrapalham, é preciso ter cuidado.
“Em nosso benefício, cito aqueles que auxiliam no ganho de massa muscular, como proteína animal, batata doce e inhame, brócolis, sementes de chia e linhaça, nozes e gorduras insaturadas, queijo cottage e tofu. Entre os que atrapalham, consequentemente, cito aqueles que prejudicam o ganho de músculos, como gorduras saturadas (frituras, presunto e carnes gordas), doces, bebidas gaseificadas, álcool e excesso de sal”, detalha.
“As pessoas acham que manter uma alimentação saudável e que beneficie nosso corpo é complicado, mas não é. Comer comida de verdade é o primeiro passo”, diz.
Além da alimentação, ela aponta as atividades físicas como grandes aliadas. “Indico focar em exercícios voltados para os glúteos. É comum usar equipamentos que isolem a área, mas é importante priorizar os músculos inferiores por completo, fazendo um trabalho global de agachamentos, elevação pélvica e outros voltados para esta região”, detalha.
“O treinamento para ganho da massa muscular precisa ser feito com consciência, já que tudo em excesso também é prejudicial. Nem sempre será possível dividir os exercícios de glúteos e de quadríceps, já que há alguns que trabalham toda a região. Nosso corpo está sempre em movimento, por isso, o ideal é treinar, no máximo, três vezes por semana e sem exageros para não prejudicar a recuperação dos músculos”, finaliza.