A médica e ex-BBB Laís Caldas revelou que na segunda-feira, 1, ela passou pelo procedimento chamado blefaroplastia – conhecido, também, como a cirurgia que corrige os olhos caídos.
“Fiz blefaroplastia superior e inferior [para retirar o excesso de pele das pálpebras], sobrancelhas, correção de ptose dos olhos e laser de CO2 no rosto todo, no pescoço e nas orelhas”, contou nos stories.
Mas como a cirurgia é realizada e quem pode fazê-la? O time de médicos que colabora para a coluna Viva Melhor respondeu a essas perguntas.
Blefaroplastia, a cirurgia de Laís Caldas: quando é indicada e como funciona?
Embora o processo de cicatrização não seja instantâneo, a cirurgia do lifting ocular é simples, podendo ser feita com anestesia local, com um pouco de sedação oral.
“Depois disso, leva cerca de uma hora para fazer as pálpebras superiores e mais uma hora para fazer as pálpebras inferiores”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
“O procedimento é feito a partir de incisões na parte de dentro da pálpebra. Essas incisões possibilitam ao cirurgião plástico manejar os depósitos de gordura e o excesso de pele presentes na região, que são retirados e distribuídos conforme a necessidade de cada paciente, promovendo assim redução do inchaço, da flacidez e das bolsas presentes na área dos olhos”, afirma o cirurgião plástico.
Blefaroplastia superior
Geralmente, o procedimento de blefaroplastia superior é melhor para pacientes que chegam com a pele da região das pálpebras com sobras, de forma que existem queixas por não conseguirem usar rímel ou sombra. “Isso geralmente acontece porque eles têm pele cobrindo as pálpebras; também existe a reclamação de ‘bolsas inchadas sobre os olhos’ ou olhos que ‘parecem pesados’”, diz o médico.
Em outros (e mais avançados) casos, o paciente não consegue enxergar direito. “Tenho pacientes que chegam e dizem: ‘É muito difícil para ver até sinais de trânsito ou placas em cima dos outdoors’. Isso porque a pele das pálpebras impede que você abra os olhos completamente”, conta.
E inferior?
Para as pálpebras inferiores, o Dr. Mário explica que o problema geralmente aparece como bolsas inchadas, juntamente com excesso de pele e aparência cansada. “Uma vez que existe indicação, quando você remove qualquer bolsa, pode criar uma aparência mais jovem. É uma cirurgia que oferece resultados muito bons e duradouros que mantêm o paciente com uma aparência jovem e mais vibrante”, diz o médico.
Apenas lembrando: antes de decidir e apostar em qualquer tratamento, consulte um médico certificado – só ele indicará o que pode realmente ser eficiente para suas necessidades.
**
FONTES:
*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros.