A alface é uma excelente fonte de nutrientes e traz diversos benefícios para a saúde. Ela é rica em vitaminas A, C, K e fibras, além de minerais como cálcio, potássio e magnésio. Por isso, o consumo regular de alface pode auxiliar na perda de peso, regular o açúcar no sangue, melhorar a saúde dos olhos, prevenir o envelhecimento precoce e contribuir para a saúde óssea. 

Publicidade

Para não enjoar, saiba que é possível incrementar temperos que  tornem mais saborosa. No entanto, vale ficar atento para não exagerar nos temperos. Além disso, prefira os molhos mais naturais e fuja dos industrializados.

Benefícios  da alface:

Perda de peso: É uma hortaliça pouco calórica e promove saciedade. Por isso, ajuda a controlar o apetite.  
Saúde do cérebro: Variedades com folhas escuras, como a romana, são ricas em luteína, um antioxidante que pode proteger contra doenças neurodegenerativas. 
Boa para os olhos: A vitamina A e os antioxidantes ajudam a proteger os olhos de danos e a prevenir a degeneração macular. 
Coração: O potássio e o magnésio presentes  nas folhas ajudam a regular a pressão arterial e o ritmo cardíaco. 
Sistema digestivo: As fibras  promovem o bom funcionamento do intestino. Além disso, auxiliam na digestão. 
Pele: A vitamina A e os antioxidantes  contribuem para a saúde e a beleza da pele, reduzindo o risco de rugas e manchas. 
Ossos: O cálcio e o fósforo presentes na alface são importantes para a construção e manutenção da saúde dos ossos. 
Sistema imunológico: As vitaminas e minerais da alface, como a vitamina C e o zinco, fortalecem o sistema imunológico e ajudam a combater infecções. 
Sono: O lactucarium presente na alface pode ajudar a induzir o relaxamento e o sono. 
Antioxidante: Por fim, a alface possui antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar dores e inflamações.