Publicidade
Bolo de frutas com castanha para o lanchinho da tarde – Pixabay/ jacqueline macou

Só de pensar em um bolinho quentinho você já está com água na boca, certo? Essa receita, de frutas com castanhas, vai bem como sobremesa ou lanchinho da tarde e traz uma massa levinha, sem açúcar. “Na hora de escolher a banana, opte por aquelas maduras, que estão mais docinhas e serão responsáveis pela doçura do bolo junto com as ameixas e uvas passas”, ensina a nutricionista Maiara Souza, da clínica médica Geisa Costa.

Publicidade

Além de ser uma ótima receita para quem não pode ingerir açúcar, é fonte de fibras, que ajudam na motilidade intestinal. “A maçã e a aveia contribuem para o melhor funcionamento do intestino”, alerta a especialista, que avisa: “Outra estrela é a castanha do Pará, que além de conferir crocância é fonte de gorduras insaturadas, vitamina E e antioxidantes. Uma ótima opção para quem procura um bolo saudável e funcional.”

+++ Creme de avelã caseiro: receita leva apenas 4 ingredientes

Prepare já a receita:

Bolo de Frutas com Castanhas sem açúcar

Publicidade

Tempo de preparo: 50 minutos

Rendimento: 12 a 15 pedaços.

Ingredientes:

Publicidade

4 bananas caturra (guarde uma para decorar o bolo)

3 ovos

3 maçãs picadas

Publicidade

Meia xícara de óleo de coco (ou girassol)

1 xícara de chá e meia de farinha de aveia (ou farelo de aveia)

1 colher de sopa de canela em pó

Publicidade

meia xícara de uva passa

meia xícara de ameixa preta seca sem caroço

meia xícara de castanhas do Pará (ou nozes)

1 colher de sopa de fermento em pó

+++ Pão de banana: receita leva chocolate e uma mistura de farinhas saudáveis

MODO DE PREPARO

Bata no liquidificador duas bananas, os ovos, uma maçã e meia, o óleo, a farinha, a canela e duas colheres de sopa de uva passa. Pique o restante das frutas, as ameixas e as castanhas. Em uma tigela funda, despeje a massa batida e adicione a uva passa e os ingredientes picados. Misture bem. Adicione o fermento e incorpore suavemente a massa.

Disponha em uma forma redonda com furo (de 22 centímetros).

Decore o bolo com a banana picada em rodelas. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus, por 30 minutos.

Faça o teste do garfo: espete-o no bolo, se sair limpo está pronto.


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia-a-dia.

Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa (Uberaba/MG) @drageisacosta @nutrimaiarasouza Graduada em nutrição pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), especialista em Nutrição Esportiva pela UCAM (Universidade Cândido Mendes) e Mestre em Ciências da Saúde pela UFTM.